Quando se fala em melodia musical, muitos letristas ou poetas imaginam que é só cantarolar uma sequência de notas e já se tem uma melodia, mas não é apenas isso, e é justamente sobre o que vamos falar nesse artigo.

Para que crie uma melodia, é exigida de uma pessoa uma das três habilidades:

Quando a pessoa é um cantor ela é afinada, consegue cantar dentro de um tempo específico, respeitando os compassos e duração de cada nota.

 Já no caso de um músico, ele entente de ritmo, harmonia, melodia e ritmo, campo harmônico, escalas, notas de passagem, notas de repouso, tríade, tétrade, gêneros musicais, etc. 

Agora, a pessoa pode não cantar nem ser músico, mas ter o dom musical por escutar muitas músicas - ela acaba tendo a noção e, com isso, consegue criar melodias musicais definidas.

Como saber se eu crio melodias definidas ou indefinidas? 

Qualquer sequência de notas chamamos de melodia, elas estando ou não dentro de um compasso.  

A questão é que uma melodia criada por um letrista ou poeta que não entende nada de música pode não soar musical e ter vários tempos e tonalidades em uma única sequência de notas.

Para você entender de uma forma clara, a música pode começar em um compasso 4/4 no tom Ré maior, mas no refrão estar em 3/4 no tom Sol maior.

Isso ocorre porque a pessoa não tem noção musical e não sabe quando sai do tempo e também do tom.

Quando um músico profissional escuta uma “melodia” dessas ele fica de mãos atadas, porque na maioria das vezes não há o que fazer.

Se você não canta e não é músico, para saber se as melodias que tem criado são melodias definidas e comerciais, consulte um profissional e peça que ele lhe diga a verdade.

Melodias, Estilo e Artistas

Se você ainda não sabe, fique sabendo agora: um artista tem sua forma de interpretar um estilo e uma melodia.

Veja bem, a dupla Henrique e Juliano, por exemplo, apresenta uma cadência melódica em suas músicas, além - é claro - do estilo musical que é a marca da dupla. 

Isso acontece com todos os artistas, cada um tem sua identidade.

Nós, do Ajeito Sua Música, estamos acostumados a criar melodias, pois nossos profissionais trabalham com música há mais de 25 anos, além de já terem criado inúmeras melodias que são sucesso no Brasil.

O que costumamos perceber nos arquivos que recebemos dos letristas e poetas é que 95% dos áudios cantarolados não têm uma melodia definida e estão longe das referências solicitadas. 

Isso é ruim para o letrista, pois ele imagina que o áudio em si é uma melodia e que terá uma composição pronta para o mercado, mas isso acaba não acontecendo, e - por consequência - as músicas não serão gravadas, já que não existe uma melodia comercial.

Quando recebemos uma melodia indefinida, nós fazemos o melhor por ela, colocamos no tempo, ritmo e harmonia. O resultado final é profissional, mas, com certeza, uma melodia indefinida acaba deixando a letra mais pobre.

Muitas vezes nós olhamos a letra e conseguimos enxergar um grande potencial nela, mas infelizmente a deficiência da melodia não permite que o produto final seja bom.

Por isso, se você é letrista ou compositor e não tem noção nenhuma de música, acredite, um profissional preparado para isso vai fazer algo que ficará infinitamente melhor.

Quer ver um exemplo?

Quando você vai ao dentista, ele pede para você sentar na cadeira e começa o procedimento.

A pergunta é: você (paciente) fica dando conselhos de como o profissional tem que mexer no seu dente, a ferramenta que deve usar, etc.?

Acredito que não, né, ninguém é doido de fazer isso, pois o profissional estudou para exercer a tarefa.

A mesma coisa é o profissional da música; quando lhe chega uma pessoa que não entende de música, ele sabe o que está fazendo, pois estudou anos e anos para isso, além de sua experiência no assunto.

Se você é acostumado a cantarolar suas letras sem noção musical e não está tendo resultados (nenhum artista grava suas músicas), talvez esse possa ser um dos problemas.

No serviço de Guias Musicais do Ajeito Sua Música, os produtores musicais criam melodias extremamente comercias, basta o compositor solicitar o estilo musical e a referência de artista.

Além disso, todos os direitos da letra e melodia serão do compositor, pois o Ajeito Sua Música só presta o serviço (isso consta no contrato de termos e condições).

Veja esse vídeo do Poeta Antonio Rodrigues, ele comprou a Guia Musical incluindo violão, voz, segunda voz e piano. Mandou apenas a letra e pediu que fosse gravada no estilo Sertanejo Romântico, e os cantores de referência foram Zezé Di Camargo e Luciano. 

Obs. A letra dessa música está grande, por consequência a guia ficou extensa. Para o compositor, a intenção não é disputar o mercado, mas sim para uma satisfação pessoal, por isso não foi seguido os padrões de uma guia comercial.

Esperamos que tenha compreendido e que este artigo tenha somado em sua carreira como compositor.

Comente abaixo, assim saberemos o que você pensa sobre o assunto.

  • Top demais o profissionalismo de vocês!
    Parabéns!
    Quero muito fazer umas guias com vocês, muito em breve

    LC Di Castro – compositor
    @lc_di_castro

  • Boa noite pessoal!
    Muito bom o artigo, sempre mando minhas letras pra vcs. Cantaroladas, vou prestar bem atencao de agora pra frente, inclusive tenho uma nova pra mandar pra vcs.
    Forte abraco.

  • Minha sincera opinião, musicar uma letra é uma tarefa muito dificil principalmente se for uma poesia que não foi pensada pra ser uma música, então existe na letra o desafio de se cantar partes dela dentro do compasso, porque voce precisa criar a melodia de uma forma que não se cante atropelando as frases pra poder caber naquela nota que esta sustentando o compasso, é complicado, mas assim, é uma música pra ele guardar pra ele, deve ter seu valor sentimental, acho que não é a intençao dele ganhar dinheiro atraves da liberação dessa música, pois ela foge um pouco daquilo que se espera em uma música pra ser comercial, estrofes peguenas, refrão forte e grudento, uma historia meio longa, mas é bonita, enfim, espero que não fiquem com raiva de mim por expressar minha opinião sincera, derrepente até o zeze escuta e grava, mas ficaria boa pra ser a ultima musica, aquela que vc senta no sofa com seu café e cuidadosamente escuta a historia, que é longa, mas bonita

    • Olá Zaquin ! Realmente, não é uma tarefa fácil, mas estamos com ótimos profissionais na equipe que fazem um excelente trabalho. Quando uma letra ou poesia é pensada musicalmente, tudo se torna mais fácil. Na verdade foi um poema musicalizado, sendo assim, pela grande quantidade de palavras, não tinha como ficar muito comercial (se tratando de tempo de música, formato etc), mas mesmo assim ficou uma ótima música, podendo até mesmo ser gravada por artista que não liga para isso. Como mencionou, é para um projeto diferenciado. Obrigado por comentar. Sucesso!

  • Cara eu sou suspeito pra falar, pois já fiz alguns trabalhos com o pessoal do Ajeito Sua Musica; essa equipe de profissionais são sensacionais.
    Não tenho o que reclamar.
    Um abraço do compositor Rodson Rolemberg Santana.

  • Realmente pessoal. Acho que o grande segredo é que nós letristas aprendamos música a fundo. E nós tornemos profissionais. Pois mesmo com a ajuda do Ajeito sua música. Temos que entregar um produto de qualidade. Para que o refinamento Seja especial.

  • Sou assim, nem cantor, nem músico e sem dom musical. O pessoal do ASM sabe, de vez em quando me meto a enviar um áudio “cantando” alguma letra. Agora procuro evitar. É difícil, porque parece um vício. Mas me convenci de que mais atrapalha do que ajuda. Mandei uma letra de samba chamada “depois do ensaio” e um áudio. Quando recebi a guia… sensacional! Fiquei até envergonhado ao me lembrar do áudio que enviei. Recentemente, recebi uma guia com a melodia tão linda que resolvi melhorar a letra para uma nova gravação… fiquei com a impressão de que a letra anterior não estava à altura do trabalho realizado pelo Ajeito Sua Música. Essa, creio, é uma preocupação que o letrista precisa ter, a de não escrever por escrever. Enfim, a mensagem implícita deste artigo é a de que do outro lado há pessoas extremamente talentosas, que vão ler nossas letras e extrair melodias que nem pensávamos poderiam existir. Mandei um poema e o resultado está aí. Por isso e por tantas outras sempre serei grato a esses músicos incríveis.

    • Olá Antonio! Parabéns por ser tão sensato e pensar dessa forma. Pode ter a certeza que colherá muitos frutos por essa atitude.
      Melhorar sempre é algo que todos devem ter e isso você está fazendo muito bem.
      A intenção de mostrar ao compositor que existem novos horizontes, faz com que eles consigam novos objetivos e pensem fora da caixinha.
      Existem compositores que preferem manter algo que não tem nada a ver apenas para suprir o seu ego, mesmo que a música não vá para lugar nenhum, mas esquecem do que o mercado quer.
      Exemplo disso é a música Balada Boa (Tchê Tchê Rere) que o Gusttavo Lima gravou.
      Essa música se fosse pelo Gusttavo Lima não entraria no DVD, mas de última hora – no próprio show – insistiram para ele cantar essa música no DVD e o que aconteceu? Foi a música que alavancou a sua carreira.
      O que quero dizer com isso é que muitas vezes, as pessoas que estão do lado de fora conseguem ter um panorama melhor, por isso vale muito a pena ouvir opiniões de profissionais que já tem uma história de sucesso!
      Mais uma vez, parabéns pelo seu pensamento e continue assim, pois colherá muitos frutos.
      Abraço e sucesso!

  • Numa letra feita pelo compositor letrista , pode se cantar de estilos diferentes ? Como definir se a melodia será melhor cantada em funk , axé ou sertanejo junto com Mc (parcerias) .

    • Olá! Essa pergunta é muito interessante e tem uma resposta.
      O que vai definir o estilo e o cantor são as palavras que a letra possui.
      Cada estilo ou cantor tem um vocabulário que ele está acostumado cantar e quem sabe disso é o produtor musical e o próprio cantor.
      Nós do Ajeito Sua Música temos essa percepção e sempre que o compositor envia apenas a letra sem identificar um artista ou estilo, nós encontramos e mostramos qual a melhor opção.
      Obrigado e sucesso!